(31) 3595-2046 | Whatsapp: (31) 98889-6880 | Endereço: R. Lima Barreto, 43 - Santa Branca, Belo Horizonte - MG contato@grupotomanik.com.br

A cerimônia católica costuma ser uma das menos exigentes quanto às restrições ao repertório. Contudo é necessário lembrar que o matrimônio é um dos sete sacramentos do catolicismo, portanto, além de ser a realização do grande sonho dos noivos, um momento divisor de águas em suas vidas, trata-se também de uma cerimônia religiosa. E, como toda religião, o catolicismo tem seus dogmas, suas regras, a serem seguidos, então as músicas para casamento católico serão selecionadas a partir de certas referências.

 

As restrições podem vir de pelo menos três lados: a religiosidade acentuada dos noivos, que querem celebrar seus votos dentro da tradição religiosa que escolheram para o exercício de sua espiritualidade; a influência familiar que preza pelos costumes eclesiásticos; ou a rigidez de algumas paróquias quanto ao tipo de repertório a ser tocado nas igrejas. Bom, como dissemos, “algumas” igrejas são mais rígidas, outras mantêm regras mínimas que visam apenas a rememorar os noivos para que tenham bom senso. Se o seu caso for a restrição da igreja, procure conferir com o pároco o que pode ou o que não pode ser tocado na cerimônia.

Dicas importantes para selecionar músicas para casamento católico

  1. Canções de cunho religioso são as preferenciais, mesmo aquelas tocadas em igrejas evangélicas, em geral, são muito bem aceitas;
  2. Músicas clássicas, isto é, do repertório erudito, são sempre bem-vindas;
  3. Músicas instrumentais, ainda que sejam populares, trilha sonora de filmes, costumam ser consentidas pela igreja;
  4. Músicas internacionais cantadas devem passar pelo crivo do celebrante, ou seja, antes de bater o martelo, deve-se consultar se esse tipo de canção será bem recebida pela igreja em questão. Uma prática sugerida seria levar até a igreja uma versão traduzida das letras para aprovação por parte dos responsáveis.

 

Está achando trabalhoso ter de pensar em todos esses critérios em meio às tantas providências que você já precisa tomar? Temos sugestões sensacionais para fechar esta lista agora! Selecionar músicas para casamento católico não tem mistério algum, e você pode se surpreender com as músicas espetaculares totalmente liberadas para qualquer cerimônia.

Quer bater um papo sobre as melhores músicas para casamentos católicos?

Fale com o Grupo Tomanik!

As melhores músicas de acordo com o momento do casamento

Procissão de entrada

A entrada do noivo e dos padrinhos, ambos vão dividir a mesma trilha sonora. Dentre as diversas sugestões possíveis, em se tratando de músicas para casamento católico, sugerimos Canon:


Logo após vem o momento da entrada das alianças, que geralmente são trazidas por crianças, a escolha mais oportuna é uma música mais doce, angelical, para embalar a entrada do portador das alianças. Não é obrigatório que seja uma música do universo infantil, uma das muitas sugestões que podemos oferecer é Divertissement.

A entrada da noiva merece uma atenção especial. Porém, considerando especificamente as músicas para casamento católico, podemos optar pela clássica “Marcha nupcial” para a noiva e uma música instrumental, que seja do gosto do noivo, para a sua entrada. Como dissemos anteriormente, músicas instrumentais são uma escolha, em geral, muito acertada para casamentos católicos.

 

Quer bater um papo sobre as melhores músicas para casamentos católicos?

Fale com o Grupo Tomanik!

O Salmo

Antes do rito do matrimônio em si, o padre celebra a palavra de Deus. Como parte da liturgia católica, o salmo é uma leitura que se faz presente nas cerimônias matrimoniais, mas ele pode também ser cantado, o que torna a cerimônia mais harmoniosa. O Salmo 139, por exemplo, tem uma versão cantada que ficou muito famosa por meio do Padre Marcelo Rossi. Ouça a nossa versão na voz da cantora Naiana Papini:

 

Leitura do Evangelho

Outro elemento fixo da cerimônia católica é a leitura do evangelho, texto sagrado no qual o celebrante se baseará para pregar a palavra de Deus e aconselhar os noivos que se unem sob as bênçãos católicas. E como estamos falando de músicas para o casamento católico, o Evangelho pode ser introduzido por uma canção, geralmente de tom exultante, para aclamar e festejar a leitura do texto sagrado. Uma opção muito tocada por nós é “Buscai primeiro”, bastante conhecida entre os frequentadores da missa católica.

Benção das Alianças

O momento da benção das alianças pode ser acompanhado por uma música também. A mais pedida é, sem dúvida, “Ave Maria”. Ela pode ser cantada para introduzir a benção ou instrumental apenas para acompanhar a fala do celebrante. 

Assinaturas

O momento da coleta das assinaturas também tem uma trilha sonora, pois não há falas do celebrante. Neste momento, em geral, apenas os noivos assinam o documento oferecido pela igreja. Dentre as várias possibilidades de músicas para casamentos católicos, temos Thousand Years, que é muito bem cotada nos últimos tempos.

Procissão de saída

A procissão de saída é um momento super festivo! O casal deixa a igreja acompanhado de seus padrinhos para celebrar a sua união junto de familiares e amigos. Coerentemente, a música a ser tocada deve embalar essa alegria!

 

Queremos que a escolha das músicas para casamento seja um prazer: cada canção é pensada com muito carinho a fim de retratar a emoção do casal em relação àquele momento tão especial na vida de ambos.

Estamos atentos a isso e visamos sempre a dividir sua experiência para ajudar você a fazer as escolhas certas. Entre em contato conosco!

Quer bater um papo sobre as melhores músicas para casamentos católicos?

Fale com o Grupo Tomanik!
Siga-nos

contato@grupotomanik.com.br

 

Rua Lima Barreto, 43

Santa Branca

Pampulha

BELO HORIZONTE - MG

Fixo: (31) 3595-2046

Oi (Whatsapp): (31) 98889-6880

Claro: (31) 98414-2642

Tim: (31) 99373-4886

Vivo: (31) 99970-7264

Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp