(31) 3595-2046 | Whatsapp: (31) 98889-6880 | Endereço: R. Lima Barreto, 43 - Santa Branca, Belo Horizonte - MG contato@grupotomanik.com.br

A escolha das alianças de casamento muitas vezes é o primeiro item a ser decidido, pois alguns casais utilizam a mesma aliança do noivado para o resto da vida matrimonial.

Mas você sabe o que significa usar as alianças?

Além disso, com tantas opções, como comprar a joia perfeita e não se arrepender?

E você sabia que existe um momento na sua cerimônia somente para a entrada das alianças?

Se você está em dúvida de como escolher a aliança perfeita, leia esse artigo e entenda tudo o que precisa saber para acertar na escolha e marcar a sua cerimônia com uma linda entrada do símbolo do matrimônio!

O significado das alianças

Todos sabem que a aliança é um dos símbolos do amor, mas é difícil definir exatamente quando ela surgiu. Os egípcios utilizavam a aliança para representar a eternidade do matrimônio, pois ela é um círculo sem começo e fim.

Já os gregos acreditavam que o dedo anelar possuía uma veia ligada direto ao coração, e utilizar a aliança faria com que os corações dos casais permanecessem sempre atraídos um pelo outro.

A troca das alianças da mão direita quando o casal é noivo, para a mão esquerda após o casamento, simboliza a aproximação do compromisso definitivo, pois a mão esquerda está mais próxima do coração.

Dicas para escolher a aliança perfeita

A quantidade de opções disponíveis no mercado pode confundir os noivos, e para que isso não aconteça, preparamos algumas dicas para acertar na escolha e não se arrepender.

O modelo da aliança deve ser de acordo com o estilo do casal. Se o casal é mais discreto e gosta do estilo clássico, opte por alianças lisas e finas, para que ela não chame muita atenção. Mas se gostam de estilos diferentes e são modernos, é possível optar por diversos modelos disponíveis com detalhes para tornar sua aliança única.

Existem alianças lisas, redondas, quadradas, com textura, foscas, com brilhantes, com símbolos, enfim, se optarem por uma aliança diferente, preparem-se para escolherem entre diversos modelos.

Os modelos mais procurados são os polidos, com aproximadamente 4mm a 6mm e com brilhantes na aliança feminina.

Alianças polidas ou escovadas

A diferença das alianças polidas ou escovadas é basicamente visual, pois é feito um acabamento na aliança, deixando elas lisas e brilhantes (polidas) ou com detalhes foscos (escovadas).

Mas tenha cuidado na escolha, pois por ser um acabamento delicado, o detalhe escovado pode apagar com o tempo, e será necessário refazer o acabamento, que diminuirá a quantidade de ouro da sua aliança.

Se você deseja uma aliança com detalhes, dê preferência pelos que já são talhados na aliança, como frisos ou brilhantes, por exemplo.

Conforto

É importante considerar também o conforto da aliança. Dê preferência pelos modelos anatômicos, pois as alianças são abauladas por dentro e não apertam o dedo, fazendo com que fique mais confortável.

Mesmo as alianças com o formato quadrado podem ser anatômicas, então sempre leve esse item em consideração na hora da escolha.

Durabilidade

A aliança de casamento irá acompanhar o casal para o resto da vida, então ela deve ter uma longa durabilidade. Ao escolher a peça, verifique a qualidade do ouro, a grossura da aliança e até mesmo a reputação da joalheria.

Diferença entre 14k, 18k e 24k

A diferença entre os quilates do ouro está na pureza.

Apesar do ouro de 24k ser mais puro, ele não possui a resistência necessária para confeccionar uma aliança, pois não é muito maleável.

O ideal é que a aliança seja confeccionada em ouro 18k, pois ele possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas de prata e cobre e tem a resistência ideal para ser utilizado nessa joia.

O ouro 14k é mais comercializado nos Estados Unidos e possui menor pureza, apesar de ser mais barato.

Aliança de noivado x Aliança de casamento

Diversos casais optam pelo estilo americano em que apenas a mulher usa o anel de noivado, mas muitos ainda preferem comprar o par de alianças douradas para marcar esse momento.

Caso o casal opte por continuar com as alianças de noivados para o casamento, é necessário polir as alianças para que elas estejam como novas para o grande dia. Além disso, é possível customizar as alianças para simbolizar a nova fase, colocando frisos ou brilhantes, por exemplo.

Prazo para comprar as alianças de casamento

O ideal é que as alianças sejam compradas com um prazo de 3 meses antes do casamento, pois dessa forma é possível mandar fazer e corrigir possíveis imprevistos.

Caso o casal continue utilizando a aliança de noivado, solicitem o polimento com 1 mês de antecedência.

Como fazer um momento inesquecível da entrada das alianças

Na maioria das celebrações existe um momento específico para a entrada das alianças, e as formas mais tradicionais são:

Daminha ou pajem levando as alianças

A forma mais tradicional é que uma daminha ou um pajem leve a aliança até o altar no momento da entrada das alianças.

Geralmente, são utilizadas almofadas e as alianças são colocadas em cima dela, mas também é possível levar em uma bíblia, bonecas, cestinhas, ou da forma que o casal preferir.

Para tornar esse momento especial, convide as crianças mais próximas da sua família, ou caso o casal já tenha filhos, peça para que a criança leve.

Avós ou bisavós

Uma forma de homenagear a matriarca da família é pedindo para ela levar as alianças de casamento.

A avó geralmente é conhecida como uma das pessoas mais queridas da família e que fazem tudo para os netos, e nada melhor do que retribuir todo esse carinho dando um destaque especial para ela na cerimônia de casamento.

Entrega das alianças com seu bichinho de estimação

Uma nova (e muito divertida) forma de levar as alianças para o altar é treinar seu cachorro para essa importante tarefa.

Se essa for sua opção, esteja ciente que será necessário muito treinamento e algo pode não dar certo, mas com certeza ficará marcado na memória de todos.

Entrar com as alianças na mão direita

Alguns casais gostam de fugir do tradicional, ou até mesmo algumas igrejas colocam essa regra para o casamento, em que o noivo e a noiva entram com a aliança na mão direita e no momento da bênção das alianças realizam a troca para a mão esquerda.

Dessa forma, é feito o simbolismo da aproximação do compromisso definitivo, em que a troca das alianças é feita para a mão esquerda por ela estar mais próxima do coração.

Música para a entrada das alianças

A entrada e a bênção das alianças também são acompanhadas por músicas, para deixar o momento ainda mais emocionante.

Uma das músicas mais escolhidas é a Ave Maria, justamente por remeter a algo sagrado e tocar o coração de diversos convidados.

O ideal é que esse momento seja acompanhado por uma música religiosa, mas se sua igreja permitir, você também pode escolher músicas instrumentais que remetam à história do casal.

 

Diversos momentos do casamento são cheios de significado, e com as alianças não poderia ser diferente. Independente da joia escolhida, o mais importante é o amor do casal, e isso sim fará o casamento ser eterno.

 

Gostou dessas dicas? Custa nossa página no Facebook e acompanhe nossos posts para te ajudar a ter um casamento perfeito.

Ainda não tem músicos para o seu casamento? Conheça nosso trabalho no Youtube!

Siga-nos

contato@grupotomanik.com.br

 

Rua Lima Barreto, 43

Santa Branca

Pampulha

BELO HORIZONTE - MG

Fixo: (31) 3595-2046

WhatsApp/Celular: (31) 98889-6880

WhatsApp/Celular: (31) 98893-7246

Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp