(31) 3595-2046 | Whatsapp: (31) 98889-6880 | Endereço: R. Lima Barreto, 43 - Santa Branca, Belo Horizonte - MG contato@grupotomanik.com.br

Como sempre falamos aqui no blog, a música é fundamental em uma cerimônia de casamento. É ela que conduz todo esse momento desde as entradas aos momentos mais solenes.

A escolha do repertório não é uma tarefa fácil e, além disso, escolher a melhor formação musical para a apresentação também causa um certo desespero aos noivos. Com tantas opções, qual escolher?

Hoje, vamos falar sobre algumas dúvidas comuns, principalmente no início das pesquisas por esse serviço.

Coral ou grupo musical: qual a diferença?

Basicamente, quando falamos em coral (ou coro), nos referimos a um grupo de cantores divididos em naipes: soprano, contralto, tenor e baixo. O regente ou maestro do coral é responsável por conduzir o grupo e na maioria dos casos, contam com um pianista para fazer os acompanhamentos das músicas mas, não necessariamente; visto que vários corais se apresentam sem instrumentos, ou “à capella”.

Um grupo musical, por outro lado, pode ter qualquer instrumento musical nas mais variadas formações, grandes ou pequenas, com ou sem vozes.

Como escolher?

Apesar da diferença nos termos que falamos acima, a maioria dos grupos musicais trabalha com formações variadas, ou seja, “coral para casamento” ou “grupo musical para casamento” têm praticamente o mesmo significado no ramo, embora cada grupo trabalha seguindo estilos diferentes. Sendo assim, pesquise a respeito do que realmente vai atender às suas expectativas.

As apresentações de corais são muito bonitas, mas é preciso estar atento às necessidades do evento, já que envolve um grande número de profissionais, e portanto, um espaço considerável.

Verifique também a questão da sonorização. Caso sua escolha seja um coral, confira se o mesmo dispõe de instrumentistas pois isso aumenta as possibilidades no repertório. Por exemplo, se você não abre mão da Marcha Nupcial com violinos ou da Clarinata com os trompetes, os instrumentos são indispensáveis. Verifique também se o repertório está de acordo com as suas ideias, e não deixe de assistir uma apresentação ao vivo!

Se você procura por formações mais flexíveis, com diferentes instrumentos e poucas vozes, ou ainda, pequenos grupos instrumentais (sem vozes), então sem dúvida um grupo musical é a melhor opção. Nestas formações, é possível reproduzir com mais fidelidade as músicas populares mais atuais, por exemplo. Da mesma forma, não deixe de assistir ao vivo!

Seja qual for a opção escolhida, aproveite o momento! Nos divertimos muito batendo papo com os casais que aparecem por aqui, com tantas dúvidas e tantas expectativas! Para nós, músicos, é um momento de troca: apresentamos músicas que os noivos não conhecem e conhecemos músicas novas que nos trazem – e que acabamos incorporando em nosso repertório. Para os casais (isso é visível), é muito bom ouvir e escolher as músicas  e imaginá-las na cerimônia. Lembrem-se que elas vão emocionar não só aos noivos, mas aos seus familiares e amigos no momento mais importante da vida do casal!

Está casando em Belo Horizonte e região metropolitana? Não deixe de conversar conosco! Entre em contato pelo e-mail contato@grupotomanik.com.br ou pelo telefone (31) 3595-2046.

Siga-nos

contato@grupotomanik.com.br

 

Rua Lima Barreto, 43

Santa Branca

Pampulha

BELO HORIZONTE - MG

Fixo: (31) 3595-2046

WhatsApp/Celular: (31) 98889-6880

WhatsApp/Celular: (31) 98893-7246

Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp