(31) 3595-2046 | Whatsapp: (31) 98889-6880 | Endereço: R. Lima Barreto, 43 - Santa Branca, Belo Horizonte - MG contato@grupotomanik.com.br

O chá de panela, ou chá de cozinha, é o nome da festa que as noivas organizam um pouco antes do seu casamento, e o mais tradicional é que o evento aconteça entre 1 a 3 meses de antecedência.

As madrinhas e as amigas da noiva se reúnem e organizam a festa que normalmente ocorre em ambientes familiares ou em salões de festa.

A lista de presentes do chá de cozinha conta com itens para a cozinha, como:

  • Potes
  • Panos de prato
  • Talheres
  • Vasilhas
  • Louças
  • Utensílios em geral

Para te ajudar a organizar um lindo chá de panela, veja as ideias e dicas que preparamos a seguir.

Ideias para organizar seu chá de panela

Apesar de não ter nada de errado em fazer uma festa menor, mais familiar e também mais simples, grande parte das mulheres preferem fazer chás mais modernos e diferentes, organizando um chá de panela cheio de detalhes que pensa bastante em agradar aos convidados e tornar a ocasião mais especial.

Por isso, se você escolheu organizar o seu chá de cozinha, separamos algumas dicas e ideias que vão te ajudar a tornar esse momento para suas amigas e familiares ainda mais especial.

Com essas dicas e ideias é só usar a sua imaginação para tornar o seu evento mais que especial.

1- Escolha um tema para o chá de panela

Essa é uma das partes mais importante da festa.

Você deve escolher um tema para facilitar a organização geral e fazer toda a decoração do chá de panela em torno de um assunto, para que toda a sua festa tenha detalhes do tema escolhido.

Você pode, por exemplo, escolher o tema Paris e usar miniaturas da Torre Eiffel na decoração, e inclusive comprar docinhos temáticos.

2 – Pense no local ideal

Em um chá de panela tradicional, é possível fazer o evento em casa, no espaço de festas do seu prédio ou na casa de um familiar. Como a festa é bem pessoal e para as pessoas próximas, o mais importante é que seja em um ambiente onde todos se sintam confortáveis.

Nesse caso, evite salões alugados que podem parecer muito formais.

Se você e suas amigas são mais aventureiras, você pode até mesmo organizar um pequeno evento ao ar livre  em um parque e depois receber os presentes em outro lugar.

3 – O convite

O convite para um evento pode parecer algo pequeno, mas é muito mais do que isso, pois algumas pessoas até guardam como recordação.

A maior parte das noivas escolhe o convite do chá de panela impresso em gráficas, mas independente do seu convite ser impresso ou não, a dica que damos é que coloque algum traço pessoal no convite, como escrever o nome do convidado com sua própria letra por exemplo.

Esse toque pessoal faz toda a diferença para tornar o convite ainda mais especial.

4 – Cardápio

Quando organizamos uma festa, um item básico é comida, mas também é necessário ser muito bem planejado e para isso, use a sigla PGA (praticidade, gosto, aparência).

A praticidade nas festas é um dos pontos mais importantes porque o alimento provavelmente ficará exposto na mesa por um longo tempo. Imagine, por exemplo, comprar salgadinhos já fritos e deixar eles por um longo tempo na mesa. Eles ficarão frios e nada agradáveis.

Por isso, dê preferência por lanches como sanduíches, salgados e doces que podem ser preparados com antecedência, e contratar uma pessoa ou empresa para essa tarefa pode ser uma forma de tornar tudo mais prático.

5 – Os presentes

Algumas noivas não gostam de pedir presentes diferentes, mas não tem problema nenhum em pedir presentes de chá de cozinha específicos.

Normalmente o chá de panela é feito para ganhar artigos para cozinha, mas existem também outros tipos de chás como:

  • Chá de ferramentas
  • Chá de lingerie
  • Chá de casa nova

Cada tipo de evento tem uma lista de presente diferente que a noiva escolhe – ou o noivo no caso do chá de ferramentas -, assim pode ganhar o que quer e não exclusivamente artigos de cozinha.

6 – Ajude a interação na hora da festa com brincadeiras

Existem diversas formas de fazer com que os convidados tenham uma boa interação e se divirtam.

Você pode apresentar pessoas que tenham pontos em comum para que elas conversem, comprar ou fazer plaquinhas divertidas para que as pessoas segurem na hora da foto e até mesmo apresentar aqueles amigos solteiros um para o outro e tentar formar um casal, caso seu chá seja para homens e mulheres, que é o mais comum em chá de casa nova.

Também é muito interessante fazer brincadeiras no chá de panela para deixá-lo mais divertido, como:

  • Adivinhar presentes
  • Montar o vestido da noiva com peças de tecido se errar os presentes
  • Pedir para as convidadas escreverem uma história que viveram com a noiva e ela deve adivinhar com quem foi, senão paga uma prenda
  • Pintar a noiva com batom
  • Vestir várias peças de roupa em vez de tirar
  • Segurar um ovo sem quebrar até o final do evento
  • Falar “noivo eu te amo” com farinha na boca

7 – Aproveite o momento

Enquanto estamos organizando a festa a noiva pode ficar muito ansiosa e até estressada para que tudo dê certo.

Mas, quando o dia do chá chegar, tire sua mente de tudo que você precisou fazer e de qualquer coisa que pode te tirar do equilíbrio e foque em aproveitar o momento junto com os convidados.

O mais importante em qualquer festa que tem a presença dos familiares e amigos é que possa se concentrar totalmente em se divertir com todos, pois a festa e toda a organização é apenas um pano de fundo para o que deve ocorrer de verdade: amor e interação.

A importância do seu chá de panela

Ufa, ninguém disse que organizar um casamento seria fácil, não é mesmo?

Além do casamento você precisa organizar o chá de panela, precisa aprender coisas novas e tem um mundo inteiro para descobrir. O mais importante é que você aproveite essa nova etapa da vida que é o casamento.

Uma festa não é só uma oportunidade de ganhar presentes ou de fazer um evento social, é um momento especial de descontração na sua vida, um momento onde todos dão uma pausa da rotina acelerada e se permitem ter um pouco de prazer junto com pessoas que eles tem um carinho especial.

Por isso, não pense no seu chá de cozinha como um tipo de “obrigação” que a tradição manda fazer. Transforme esse momento em algo especial para você e para os outros, dê o seu máximo na hora de organizar e também na hora de participar da festa.

Faça um evento para marcar essa nova etapa na sua vida e também para demonstrar o seu afeto pelas pessoas importantes para você!

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e consiga aproveitá-las para fazer o chá de panela dos seus sonhos.

Além disso, também preparamos uma planilha detalhada com cada item para ajudar no planejamento do seu casamento. Clique aqui para baixar!

Ainda não contratou os músicos para o seu casamento? Agende sua demonstração para conhecer nosso trabalho!

Siga-nos

contato@grupotomanik.com.br

 

Rua Lima Barreto, 43

Santa Branca

Pampulha

BELO HORIZONTE - MG

Fixo: (31) 3595-2046

Oi (Whatsapp): (31) 98889-6880

Claro: (31) 98414-2642

Tim: (31) 99373-4886

Vivo: (31) 99970-7264

Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp