(31) 3595-2046 | Whatsapp: (31) 98889-6880 | Endereço: R. Lima Barreto, 43 - Santa Branca, Belo Horizonte - MG contato@grupotomanik.com.br

O quarteto de cordas é uma formação musical muito utilizada em cerimônias de casamento. Ele é formado por quatro instrumentos: dois violinos, uma viola e um violoncelo.

Nós do Grupo Tomanik sempre temos o objetivo de oferecer um serviço de música de qualidade para o seu casamento, por isso, também temos a formação do quarteto de cordas para fazer uma cerimônia ainda mais especial.

Conheça melhor essa formação para ajudar na sua decisão.

Por que utilizar o quarteto de cordas?

Certamente você já ouviu músicas de Mozart e Beethoven, mas o que você não sabe é que o quarteto de cordas era uma das formações preferidas desses grandes compositores.

Mas, além das músicas clássicas, essa formação pode ser muito versátil e por isso é utilizada para adaptar diversos estilos musicais aos casamentos, como músicas pop, bossa nova, valsas, MPB e até mesmo o rock.

Pela sua versatilidade, o quarteto de cordas é uma das formações musicais mais requisitadas para casamentos e eventos em geral.

Por que são utilizados 4 instrumentos?

Uma orquestra possui 4 divisões básicas, que podem ser chamadas de 4 vozes, que temos ao formar o quarteto de cordas com 2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo.

Então, mesmo com apenas 4 instrumentos, essa formação tem uma sonoridade muito parecida com uma orquestra completa, pois essa formação possuirá todos os elementos musicais presentes da música através das notas dos acordes. Ou seja:

  • Os violinos (geralmente o primeiro violino) fazem a melodia.
  • A viola e o segundo violino fazem o preenchimento harmônico e rítmico das músicas, dando mais “corpo” à melodia principal.
  • O violoncelo é responsável pelos baixos e base harmônica para que os demais instrumentos se encaixem, e em algumas situações, também poderá fazer o solo (melodia principal).

É importante salientar que o quarteto de cordas poderá acompanhar outros instrumentos, como o piano ou a voz, pois ele é a base de uma orquestra, e podem ser adicionados outros instrumentos musicais como trompete ou flauta por exemplo, dependendo do repertório de músicas escolhido pelos noivos.

Quer Usar o Quarteto de Cordas no seu Casamento?

Bata um papo conosco e descubra as melhores músicas e instrumentos para o seu evento.

Quero Conversar com o Grupo Tomanik

É possível reduzir uma orquestra sinfônica para 4 instrumentos?

Uma orquestra sinfônica completa é composta por 3 trompetes, 30 violinos, 8 violas, 10 violoncelos, 8 contrabaixos e aproximadamente mais 20 instrumentos de sopro e percussão. Ou seja, fica inviável contratar uma orquestra para um casamento.

Mas, você sabia que a Marcha Nupcial de Mendelssohn originalmente deve ser tocada por uma orquestra sinfônica? Apesar disso, ela é tocada na maioria dos casamentos, e mesmo com sua formação reduzida fica linda com um quarteto de cordas.

Então sim, muitas músicas podem ser reduzidas para esses 4 instrumentos, mantendo sua essência e beleza.

Quando é indicado utilizar o quarteto de cordas?

Essa formação é indicada especialmente para igrejas que restringem o repertório cantado, pois esses instrumentos juntos formam uma composição musical harmoniosa, mesmo sem a presença de um cantor.

O quarteto de cordas também é indicado para os noivos que preferem uma formação instrumental, ou seja, onde apenas são tocados os instrumentos ao longo da cerimônia, sem cantores.

 

Veja algumas demonstrações de músicas tocadas com quarteto de cordas tocadas pela nossa equipe:




Como saber se essa é a formação ideal para o seu casamento?

Na maioria das vezes recebemos os noivos com muitas dúvidas de qual formação musical escolher. Isso porque, a música clássica geralmente não é a favorita de grande parte dos casais, e os noivos sempre têm uma música especial que gostariam de adaptar para a cerimônia.

Além disso, você sabia que o Grupo Tomanik foi criado por um casal?

Exatamente por isso sabemos que muitas vezes os gostos do casal são diferentes, e por isso, a pianista Aline Tomanik Choairy e o cantor Rafael Choairy atenderão pessoalmente os noivos com muito carinho para estudar a formação musical ideal para que o seu casamento tenha músicas de qualidade, com a melhor adaptação para o repertório escolhido.

Para que você tire todas as suas dúvidas, fazemos demonstrações musicais com todo o tipo de repertório, e o melhor é que você pode conhecer nosso trabalho gratuitamente, sem a necessidade de firmar contrato.

E se você não puder comparecer, lhe atenderemos no melhor horário, seja comercial ou não.

Quer saber mais sobre o quarteto de cordas e as demais formações do Grupo Tomanik?

Se você mora em Belo Horizonte e região, venha conhecer nosso trabalho de perto.

Quer Usar o Quarteto de Cordas no seu Casamento?

Bata um papo conosco e descubra as melhores músicas e instrumentos para o seu evento.

Quero Conversar com o Grupo Tomanik
Siga-nos

contato@grupotomanik.com.br

 

Rua Lima Barreto, 43

Santa Branca

Pampulha

BELO HORIZONTE - MG

Fixo: (31) 3595-2046

Oi (Whatsapp): (31) 98889-6880

Claro: (31) 98414-2642

Tim: (31) 99373-4886

Vivo: (31) 99970-7264

Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp